Powered By Blogger

Cn Agitos

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Estudantes invadem reitoria da UFSC

Estudantes invadiram nesta quinta-feira (25) a reitoria da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Eles protestam contra a estrutura física da instituição e um eventual corte de vagas em cursos e apoiam a greve nacional dos servidores administrativos, que já dura mais de dois meses.
Eles pretendem passar a noite no local, acampados. A decisão foi tomada pelos estudantes em uma assembleia nesta tarde. Em nota, a reitoria classificou como “irresponsável” a invasão e pede a retomada das negociações com o movimento estudantil.

Greve

As principais reivindicações dos servidores em greve são aumento salarial, equiparação entre ativos e inativos, entre trabalhadores que exerçam a mesma função e restruturação de carreiras extintas. Atualmente, o salário-base da categoria é R$ 1.034.
Até a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), no começo do mês, que determinou a volta de pelo menos metade dos servidores ao trabalho, estimava-se que 100 mil técnicos administrativos de 50 instituições haviam aderido. De acordo com a Fasubra, após a ordem judicial, alguns dos profissionais começaram a voltar ao trabalho.

Paraná

No Paraná, o Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UFPR (Universidade Federal do Paraná) decidiu na quarta-feira (24) retomar o calendário acadêmico, apesar da greve de funcionários e professores. Com isso, os estudantes poderão fazer a matrícula para o segundo semestre.
A comissão também decidiu reabrir um dos restaurantes universitários com funcionários terceirizados, para atender aos bolsistas que dependem da alimentação subsidiada. A data das provas do vestibular 2012 -13 de novembro e 11 e 12 de dezembro- estão mantidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário